"Educação ambiental transforma pessoas, pessoas transformam o mundo"
Com base no Artigo 1º da Politica Nacional de Educação Ambiental – PNEA (nº 9795/1999), “entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.”
Acreditamos que uma sociedade justa, solidaria e fraterna pode ser possível pelas praticas da E.A, e por ela o individuo inicia seu processo de conscientização quanto a sua responsabilidade individual e coletiva no que diz respeito a sua interação com todas as formas de vida.
A educação ambiental precisa ser entendida como uma necessidade global integrativa e não apenas transversal, tanto em suas características formais, não formais e informais.
Nossos serviços para educação ambiental são:
O PPAGS é o principal programa da empresa, onde são desenvolvidos em um espaço denominado “Incubadora de Ideias Sustentáveis” os projetos de educação ambiental - A principal a finalidade do Programa é coordenar as ações de fomento à inovação e sustentabilidade, aprimorando a integração dos instrumentos de apoio disponíveis para investimentos em meio ambiente, de acordo com cada realidade e necessidade.
O termo ESG tem sido usado para se referir a práticas empresariais e de investimento que se preocupam com critérios de sustentabilidade – e não apenas com o lucro no mercado financeiro. A sigla em inglês “Environmental, Social and Governance“, que em português pode ser traduzido como ambiental, social e governança (ASG). A adoção da sigla ESG representa uma verdadeira mudança de paradigma nas relações entre as empresas e seus investidores, já que as melhores práticas tradicionalmente associadas à sustentabilidade passaram a ser consideradas como parte da estratégia financeira das empresas.
O ESG é usado como uma espécie de métrica/indicador para nortear boas práticas de negócios. Alguns aspectos observados quando se fala em ESG são os impactos ambientais e sociais da cadeia de negócios, as emissões de carbono, a gestão dos resíduos e rejeitos oriundos de determinada atividade, respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas e a metodologia de contabilidade, dentre outras.
O ESG tem grande impacto positivo em como uma empresa é vista, independente de seus resultados financeiros, em um cenário em que o propósito de uma empresa e seus valores tem sido muito valorizado por investidores e também pelo consumidor final. Assim, existe um novo paradigma de negócios em implementação nas empresas, sobretudo as de capital aberto, na quais o desempenho nos critérios de ESG pode fazer toda a diferença na cotação de mercado da empresa, além de influenciar na votação dos acionistas.
Em termos gerais, devemos considerar essa agenda como fundamental para toda empresa, instituição e organizações, trazendo oportunidades e a mitigação de risco, além da geração de valores para os produtos, serviços, projetos, etc. O mundo encontra-se na “Era da Informação” e o capitalismo de stakeholders se apresenta como uma realidade atual, onde as organizações devem procurar considerar todas as necessidades de todas as partes interessadas, para a promoção do bem-estar.
A Educação Ambiental pode atuar como um dos pilares do ESG, pois traz o reforço do papel das instituições na causa ambiental, independente do segmento ou setor, a partir dos valores, saberes e reflexões que resultam em escolhas e ações conscientes sobre todos pontos de vista.
Os ODS representam um plano de ação global para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030. Estão baseados nos compromissos para as crianças e os adolescentes nas áreas de pobreza, nutrição, saúde, educação, água e saneamento e igualdade de gênero contidos nos precursores dos ODS, os objetivos de desenvolvimento do milênio.
Os ODS também incluem novos objetivos e metas relacionados à proteção da criança e do adolescente, à educação infantil e à redução das desigualdades. Essa nova agenda apresenta uma oportunidade histórica para melhorar os direitos e o bem-estar de cada criança e cada adolescente, especialmente os mais desfavorecidos, e garantir um planeta saudável para as meninas e os meninos de hoje e para as futuras gerações.
Trabalhamos com projetos e ações que tem uma relação direta com o os objetivos de desenvolvimento sustentável – ODS`s da organização das nações unidas – ONU, que são desenvolvidos para diversos setores como a iniciativa pública e privada e entidades de representação da sociedade civil e sem fins lucrativos.