Horta Pedagógica

Cajati-SP

HORTA PEDAGÓGICA COMO FERRAMENTA PARA MELHORIA NA QUALDADE DO ENSINO

Visando aproveitar os espaços existentes em ambiente escolar para a melhoria na qualidade do ensino público municipal, considerando a importância da promoção da saúde e bem-estar para a qualidade de vida dos alunos, professores, funcionários, pais e comunidade, o Projeto Horta Pedagógica nasceu em função das características gerais da Escola Municipal Rural Professor Mario Tadeu de Souza e da proatividade da equipe coordenadora, que há tempos tinha esse intuito.

Baseado nesse conceito de integração entre grupos de indivíduos, a Organização Mundial da Saúde (1997) define que uma das melhores formas de promover a saúde é através da escola. Isso porque a escola é um espaço social onde muitas pessoas convivem, aprendem e trabalham, onde os estudantes e os professores passam a maior parte de seu tempo.

As hortas, jardins e espaços verdes são empreendimentos que cada vez mais ganham espaço em ambientes escolares, considerando seu papel enquanto instrumento pedagógico e educacional. No Brasil, a horta como instrumento didático é utilizada, principalmente, em escolas de ensino fundamental, em disciplinas de ciências, como tema de Educação Ambiental ou em discussões sobre fontes de alimentação saudável, compostagem como processo de reciclagem de resíduos orgânicos da cantina escolar e sensibilização quanto ao meio ambiente (SOUZA-FILHO, 2016).

Foto de um adulto e uma criança agachados em uma horta
Foto de uma mulher fixando uma placa na parede

Nesse sentido, o Projeto Horta Pedagógica fomentou a elaboração e execução de um currículo escolar que vem de encontro com a realidade local, especialmente quando se trata da Escola Municipal Profº Mario Tadeu de Souza, devido às suas peculiaridades e sua localização, estando inserida na área rural de Cajati/SP, com mais de 200 alunos matriculados. Por essa realidade, o respectivo projeto visou à sensibilização de professores, alunos, funcionários, gestores, pais e comunidade do entorno da escola, a fim de recriar uma cultura de “Plantar o próprio alimento” e “Aprender com a terra”.

No espaço da horta foi instalada uma Composteira Pedagógica, cujo objetivo é trabalhar o combate ao desperdício de alimentos, a gestão adequada de resíduos sólidos e, consequentemente, o fornecimento de insumo (adubo) de qualidade para a própria horta.

Ainda no âmbito da sustentabilidade, a horta conta com um sistema de irrigação que capta e armazena água da chuva, através de uma calha instalada no telhado da escola que conduz a água para duas caixas com capacidade de 1000 litros.

“A Horta Pedagógica e todos seus espaços se tornaram um laboratório vivo” - Rafael Guimarães

UM PROJETO FEITO POR MUITAS MÃOS

Foto de diversas pessoas em uma horta

Educação e Sustentabilidade: Uma Aliança Fortalecida Pelo Projeto Horta Pedagógica

A ideia dessa ação surgiu dentro da formação continuada em Alfabetização Ambiental, que foi realizada com os professores da Secretaria Municipal de Educação e aconteceu dentro do Projeto Socioambiental que a Preservalle está executando à serviço da SABESP, contemplando os municípios de Cajati e Miracatu. O Projeto Horta Pedagógica atraiu parceiros que atuam no território municipal, possibilitando uma expansão considerável em sua abrangência, participação e adesão por parte da sociedade civil e comunidade escolar.

O Projeto Socioambiental está sendo executado desde novembro de 2022, realizando a prestação de serviços para execução de Projeto Socioambiental, com a realização de ações de educação ambiental e mobilização social, enfocando, especialmente, em saneamento ambiental, uso adequado do sistema de saneamento coletivo e individual, qualidade de vida e qualidade dos recursos hídricos, em parceria com as prefeituras dos municípios de Cajati e Miracatu, com orientação da SABESP - Unidade de Negócios Vale do Ribeira.

Parcerias Poderosas: Transformando a Horta Pedagógica em Referência para a Comunidade

A Intercement Brasil, empresa com sede no município, foi uma grande parceira que potencializou a dimensão do Projeto Horta Pedagógica, incluindo-o no cronograma de ações do Programa Dia do Bem Fazer, fortalecendo o projeto, especialmente, com o fornecimento de insumos e a união de outros parceiros e empresas locais que também colaboraram, elevando o projeto ao patamar de referência para as demais escolas, bem como para toda a região do Vale do Ribeira.

A participação e colaboração da Prefeitura de Cajati, em especial, a Secretaria Municipal de Educação, foi de suma importância para o engajamento e articulação, bem como para a qualidade e efetividade dos canais de comunicação, que contou ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Planejamento e Obras e Secretaria Municipal de Saúde.

A Preservalle Soluções Ambientais Inteligentes sente um imenso orgulho de ter coordenado e apoiado esse projeto, com o compromisso de acompanhar as ações posteriores e realizar orientações e encontros periódicos com todos os atores envolvidos.

Foto de diversas pessoas em uma horta
Mesa com uma flor, um globo, uma lousa e um óculos

Objetivos Gerais

O Projeto Horta Pedagógica tem como principal objetivo a difusão dos princípios de economia solidária, alimentação saudável, segurança alimentar, manejo agroecológico e o fortalecimento de vínculos comunitários na zona rural do município de Cajati/SP, criando laços fortes entre a escola, a comunidade e a sociedade local. Esse projeto é também uma ferramenta importante para consolidar e aprofundar a formação integral dos estudantes beneficiados, ampliando de maneira considerável as habilidades e competências que favorecem na autoestima, autonomia e exercício da cidadania plena, proporcionando um contato e relação com a natureza, trazendo amplitude para trabalhos em equipe e benefícios para um estilo de vida mais saudável e a criação do sentimento de pertencimento ao território.

Objetivos Específicos

  • Promoção da alimentação saudável entre alunos e comunidade em geral;
  • Fomento à garantia da segurança alimentar e nutricional aos alunos e comunidade do entorno da escola;
  • Incentivar a prática da compostagem;
  • Promover a conservação dos recursos naturais, especialmente a água;
  • Criar um espaço para aprendizagem, recreação e interação para os professores, alunos e colaboradores da escola, incluindo as merendeiras;
  • Resgate de memória ancestral com o cultivo de ervas medicinais;
  • Reconhecimento de Plantas Alimentícias Não Convencionais — PANC'S;
  • Fomentar hábitos de alimentação saudáveis;
  • Introduzir a Agenda 2030 e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente o ODS nº 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável, ODS nº 4 – Educação de Qualidade, ODS nº 12 – Consumo e Produção Sustentáveis, ODS nº 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima, ODS nº 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes e Ods nº 17 – Parcerias e Meios de Implementação ;
  • Criar um espaço didático e pedagógico que sirva de exemplo a outras escolas do município e região.
Foto de diversas pessoas em uma horta
Foto de diversas pessoas em uma horta

“UMA HORTA É UMA FESTA PARA OS CINCO SENTIDOS. BOA DE CHEIRAR, VER, OUVIR, TOCAR E COMER.” Rubem Alves

Metodologia Aplicada

Partindo da possibilidade de melhorar os índices de ensino, a horta pedagógica, antes de sua execução, teve ênfase na mobilização de todos os atores envolvidos no processo de sua implantação e manutenção, a fim de garantir que os ciclos sejam evolutivos e alcancem os objetivos do projeto. Nesse sentido, foi pensado em temas (ações) e alcances possíveis dentro de uma ótica educacional. Com isso, empresas, comunidade, pais, alunos, professores, funcionários e voluntários em geral, participaram dos 4 mutirões realizados ao longo dos meses de julho e agosto na escola.

"O amor é maior que a opinião. Se as pessoas se amam, as opiniões mais variadas podem ser reconciliadas, portanto, uma das tarefas mais importantes da humanidade hoje e no futuro é que devemos aprender a viver juntos e entender um ao outro. Se esta comunhão humana não for alcançada, toda conversa de desenvolvimento está vazia."

Abaixo está a relação das ações rotineiras a serem realizadas na Horta Pedagógica e o alcance com base nas disciplinas gerais:

Tema Alcance
PREPARO E MANUTENÇÃO DO SOLO; COMPOSTAGEM CIÊNCIAS, GEOGRAFIA, MATEMÁTICA, PORTUGUÊS
USO RACIONAL DA ÁGUA E OS RECURSOS HÍDRICOS TODAS AS DISCIPLINAS
OBSERVAÇÃO DO CLIMA/EMERGÊNCIA CLIMÁTICA GEOGRAFIA, CIÊNCIAS, ARTES
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL TODAS AS DISCIPLINAS
LIDERANÇA TODAS AS DISCIPLINAS
UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS TODAS AS DISCIPLINAS
Mesa com uma flor, um globo, uma lousa e um óculos

Estratégia Utilizada

O projeto prevê ainda, escalonar uma equipe múltipla para que sejam realizadas as devidas manutenções, cuidados e manejos gerais na Horta Pedagógica, a fim de garantir o seu pleno desenvolvimento e prevenir a proliferação de pragas e doenças.

Para o preparo da área foi realizado o seguinte roteiro:

  • 01.Demarcação da área de plantio;
  • 02.Estruturação do espaço (irrigação, principalmente)
  • 03.Recebimento da terra (proveniente de outro local);
  • 04.Preparo dos canteiros;
  • 05.Adubação Orgânica;
  • 06.Plantio.

Educação Ambiental na Prática

A Educação Ambiental consiste em contribuir para a compreensão da complexidade do ambiente em suas dimensões ecológicas, econômicas, sociais, culturais, políticas, éticas e tecnológicas. Dessa maneira, promove na coletividade a reflexão quanto à importância de se organizar e participar em defesa de todas as formas de vida. Nessa perspectiva, pretende-se incentivar a mobilização dos cidadãos a partir do reconhecimento das causas e das consequências dos impactos socioambientais que afligem o planeta (EMBRAPA, 2003). Além disso, observa-se a necessidade da construção de novas visões educacionais que integrem a saúde e o ambiente através de projetos realizados nas escolas. O desenvolvimento de trabalhos realizados em horta escolar aborda temas como educação ambiental e educação para a saúde, através dos aspectos nutricionais e alimentares.

As contribuições das atividades realizadas na horta escolar para os alunos são:

  • Ajuda a compreender o perigo da utilização de agrotóxicos para a saúde humana e ao meio ambiente;
  • Ensina sobre a Importância da preservação do meio ambiente;
  • Estimula a cooperação da comunidade escolar;
  • Proporciona a modificação dos hábitos alimentares;
  • Demonstra, na prática, a importância do reaproveitamento de materiais;
  • Difusão da economia circular
Foto de diversas pessoas em uma horta
Foto de diversas pessoas em uma horta

Educando com a Natureza

O desenvolvimento da horta no colégio possibilita ao educando um melhor e mais proveitoso aprendizado, a partir do toque na terra, contato com as plantas, diferenciação de formas, texturas, cheiro e cor. Dessa forma, tais atividades estimulam a inteligência, os sentidos e a interação com o meio ambiente, desenvolvendo também a consciência ambiental. (OLIVEIRA, 2006).

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.” Profº Paulo Freire