Capacitação de Professores
e Profisionais da Educação

Ilha Comprida-SP

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Este projeto foi criado para fortalecimento do Currículo Base Municipal, com o planejamento realizado com a equipe coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Departamento de Meio Ambiente.

Pessoas reunidas em aula sobre educação ambiental

De acordo com Dias (2000), a educação ambiental, por ser interdisciplinar, por lidar com a realidade, por adotar uma abordagem que considera todos os aspectos que compõem a questão ambiental (socioculturais, políticos, científico-tecnológicos, éticos, ecológicos, entre outros), por considerar que a escola não pode ser um amontoado de gente trabalhando com outro amontoado de papel; por ser catalisadora de uma educação para a cidadania consciente, pode e deve ser o agente otimizador de novos processos educativos que conduzam as pessoas por caminhos em que se vislumbre a possibilidade de mudança e de melhoria do seu ambiente total e da qualidade da sua experiência.

Foram realizadas 20 horas de formação contínua e uma aula de campo, percorrendo todo território do município que é uma Area de Proteção Ambiental – APA.

Carros em fila indiana na faixa de areia de uma praia
Carros em fila indiana na faixa de areia de uma praia

UNESCO

Pela sua importância ambiental, a Unesco incluiu Ilha Comprida na Reserva da Biosfera do planeta. Seus 74 quilômetros de extensão, com largura média de 3 quilômetros, abraçam praias, mangues, restinga, banhados, sítios arqueológicos, dunas, espécies raras de aves e áreas remanescentes de mata Atlântica, integrando-se ainda a um complexo de estuários, lagunas e mares interiores de águas salobras, conhecido como Complexo Lagunar-Estuarino de Iguape, Cananéia e Paranaguá. A totalidade do território de Ilha Comprida está em área de proteção ambiental, assegurando sua preservação e de toda a região.

Papagaio da cara roxa

FAUNA

Dezenas de espécies de aves marinhas migratórias já foram catalogadas em suas praias, dados que colocam o município entre as quatro áreas de maior diversidade desses visitantes na América do Sul, incluindo focas, tartarugas marinhas e aves raras.

O papagaio-de-cara-roxa, espécie endêmica da região ameaçada de extinção, é a ave símbolo do município que desenvolve ações para preservá-la. Ali se encontram também vários sambaquis, que são verdadeiras relíquias arqueológicas, e por isso é de suma importância o envolvimento dos professores para que o município possa desenvolver-se de acordo com suas características e identidades socioambientais.

Pessoas observando vestígios de casas que foram derrubadas pelo avanço do mar

OBSERVAÇÃO

E esse foi o contexto da formação teórica, sendo observado, inloco, na aula de campo que visitou o Balneário Araçá e a invasão do mar a mais de 72 casas nos últimos anos, além dos danos causados nas cheias das marés em locais onde as dunas foram retiradas ou danificadas por ações antrópicas.

Pessoas observando ossada de baleia jubarte

Seguindo, foi feito uma parada para observar uma ossada de baleia jubarte entre a parte norte e sul do município, podendo perceber a biodiversidade marinha que existe nos mares da Ilha Comprida.

Barco de pesca, no mar, com praia ao fundo

A terceira parada foi nas dunas do Juruvaúva, já no boqueirão sul, constatar a diferença entre as dunas móveis do Araçá e as dunas fixas deste local único, e a sua importância na proteção da floresta de restinga e no controle do avanço do mar. Os professores se animaram a entrar na floresta e percorrer um pequeno trecho de trilha que terminou na Barra do Teodoro, onde tratamos da importância das barras no processo de reprodução marinha.

Carros estacionados com destaque para uma placa sinalizando a entrada do acesso ao Sambaqui do Nobrega

A penúltima parada foi no Sambaqui do Nóbrega, já no extremo sul do município, um dos momentos mais surpreendentes pois a maioria dos professores não sabiam da existência desses sítios arqueológicos dentro da Ilha. Lá observamos e conversamos a respeito dos povos do Sambaqui e a importância histórica dessas formações como instrumentos para melhoria na qualidade do ensino e pertencimento.

Pessoas reunidas em duna

A última atividade foi com a realização de uma trilha em meio a restinga e um tapete de bromélias, além de claro saborear uma pescada fresquinha e um suco natural, observando um pôr do sol exuberante, e o saltar dos golfinhos (botos cinzas).

Pessoas reunidas em circulo em aula sobre eduação ambiental

Resultados

  • Sensibilização e mobilização de forma lúdica sobre o uso sustentável dos recursos naturais através de suas próprias ações.
  • Apresentação de alternativas e soluções para as questões ambientais pertinentes no dia a dia escolar
  • Interações e atividades de monitoria com os projetos escolares
  • Criação de ferramentas de educação ambiental que contribuem no processo de ensino-aprendizagem.
  • Estimulo aos professores e alunos para serem multiplicadores dos conhecimentos sobre Meio Ambiente em sua comunidade.
  • Interação social e integração profissional entre os docentes
  • O projeto educacional ambiental teve um papel relevante para disseminar o conhecimento e promover o debate sobre a importância da preservação ao meio ambiente. As ações educativas podem, de forma próxima aos alunos da rede municipal de ensino, levar a um conhecimento e reflexão da realidade e promover uma postura crítica e proativa para a solução dos conflitos existentes.
  • Atendimento ao Termo de Ajustamento de Conduta com o ministério Público quanto ações eficientes de Educação Ambiental.
  • Realização uma Formação Contínua em Alfabetização Ambiental com carga horária de 20 horas, a serem realizadas dentro do HTPC e com uma aula de campo, itinerante com um roteiro ambiental no território do município.