1° Seminário de Educação Ambiental
e Saneamento Básico do
Vale do Ribeira

A UNIVERSALIZAÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO É A GRANDE MISSÃO DE TODOS NÓS

Banner do 1° Seminário de Educação Ambiental e Saneamento Básico do Vale do Ribeira

Como parte das ações para o DIA MUNDIAL DA ÁGUA, a Preservalle organizou o 1º Seminário de Educação Ambiental e Saneamento Básico do Vale do Ribeira, que foi viabilizado dentro do projeto socioambiental que estamos executando à serviço da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo — SABESP, que aconteceu no dia 22 de março de 2023, no município de Registro/SP, nas dependências do Canal Direto SP+PERTO, e foi transmitido simultaneamente (online) no canal oficial da SABESP. O evento teve apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape e Litoral Sul (CBH|RB), do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira (CODIVAR), da Associação de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira (CONSAUDE), da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e do Governo do Estado de São Paulo.

O Dia Mundial da Água e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O DIA MUNDIAL DA ÁGUA foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993, e tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância do uso sustentável da água no planeta, objetivo esse que ganhou força com a AGENDA 2030 e os respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Evento Híbrido Reúne Audiência Nacional para 8 Horas de Palestras e Debates

O evento teve formato híbrido, com transmissão ao vivo e com a participação de pessoas de diversas partes do Brasil, ao longo de 8 horas de palestras, diálogos e debates. A transmissão pode ser acessada na íntegra pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=wiifrAlGLE4.

“A UNIVERSALIZAÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO PARA A CONSERVAÇÃO DOS CORPOS HÍDRICOS DO VALE DO RIBEIRA”

Tema do Seminário

Vídeo Institucional

A ação faz parte do Projeto Socioambiental da Sabesp no Vale do Ribeira com atuação nos municípios de Cajati e Miracatu. O foco do encontro foi debater a universalização do saneamento básico para a conservação dos corpos hídricos do Vale do Ribeira.

O evento contou com a participação de profissionais do setor que debateram soluções para as políticas de educação ambiental, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Houve um grande interesse pelo seminário, como o expressivo número de inscritos, em especial a participação significativa de jovens, resultado da parceria com as Diretorias de Ensino do Estado (Registro e Miracatu) e a Unesp.

Foto do público presente no seminário

Público Alvo

O evento foi composto por um público diversificado, formado por representantes do poder público, iniciativa privada, entidades de representação da sociedade civil, pesquisadores, professores e estudantes, de diversas localidades, inclusive, de outros Estados Federativos, totalizando 433 inscritos.

Tipo de inscrição

Qual seguimento você representa?

Você trabalha com algum dos temas do evento

Qual o nível de importância você daria aos temas do evento, pensando na melhoria do Saneamento Básico no Vale do Ribeira e alcance da universalição?

Quando perguntado aos participantes: “O que você entende por educação ambiental?”, as respostas obtidas permitiram extrair diversas visões de mundo que contribuem fundamentalmente para o planejamento e execução de medidas e ações nesse âmbito. Segue abaixo alguns relatos:

“Necessária para uma humanidade justa e igualitária”

“Difusão e internalização de questões ambientais em toda a sociedade”

“Educação Ambiental é ter consciência e conhecimento dos nossos hábitos diários na maioria das atividades que exercemos dentro e fora de casa. Adquirir habilidades e competências focadas na conservação do meio ambiente.”

“Ações educativas realizadas no intuito de que as pessoas e a sociedade entendam e construam valores que busquem incentivar atitudes voltadas para a preservação do meio ambiente de forma a terem um ambiente saudável e sustentável.”

“O ensino da importância da preservação dos recursos naturais para a manutenção de ecossistemas”

“A Educação Ambiental é um processo de aprendizagem que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente e incentivar práticas sustentáveis. Ela busca promover mudanças de comportamento e atitudes em relação ao meio ambiente, visando a construção de uma sociedade mais consciente e responsável em relação à natureza.”

Abertura do Seminário

Foto do grupo Jovem de Lata Projeto Jovem de Lata Inspira com Arte e Educação Ambiental

O 1º Seminário de Educação Ambiental e Saneamento Básico do Vale do Ribeira foi aberto com a apresentação artística do Projeto Jovem de Lata, do município de Miracatu, que atua com percussão musical, educação ambiental de inclusão, conscientização sobre consumo consciente e reutilização de materiais recicláveis, sob a coordenação do Srº Pedro Navalla.

Foto do Professor, Escritor e Poeta Júlio César Música, Poesia e História

O grupo realizou uma apresentação musical com seus instrumentos confeccionados de materiais recicláveis, em conjunto com o professor, escritor e poeta Júlio César, o qual declamou poemas e poesias de autoria própria, que narram a Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape e suas características geográficas, históricas, culturais, econômicas, sociais e ambientais.

Foto do Sr. Carlos Alberto Pereira Júnior Panorama Cultural e Histórico do Vale do Ribeira

Em seguida, o Srº Carlos Alberto Pereira Júnior, analista de negócios do SEBRAE e historiador, realizou uma palestra sobre o “Panorama Cultural e Histórico do Vale do Ribeira”. A mediação do evento foi realizada pelo Srº Carlos, comunicador, locutor e radialista local.

Foto de uma mulher fazendo uma pergunta ao palestrante Foto de três pessoas atentas à palestra Foto de pessoas atentas à palestra Foto de pessoas atentas à palestra
Foto da fachada do local do evento

Programação e Execução do Seminário

O 1º Seminário de Educação Ambiental e Saneamento Básico do Vale do Ribeira, foi organizado de maneira a oportunizar, por meio da apresentação de técnicos e especialistas no assunto, o nivelamento de informações sobre a Universalização do Saneamento Básico, em especial, sobre a Lei Federal nº 14.026/2020, bem como, sobre os recursos naturais da região, em especial, a água.

Credenciamento e Coffe Break

Projeto Jovens de Lata

Abertura

Apresentação do Projeto Jovens de Lata

Carlos Alberto Pereira

Panorama Cultural e Histórico do Vale do Ribeira

Carlos Alberto Pereira

Analista de Negócios e Historiador
SEBRAE
Amarildo Simoni

A Universalização do Saneamento no Vale do Ribeira

Amarildo Simoni

SABESP
Wilson Tadeu

Saneamento Básico Rural com ênfase na Fossa Séptica Biodigestora

Dr. Wilson Tadeu

EMBRAPA
Rafael Guimarães

Apresentação e resultados iniciais do Projeto Socioambiental Sabesp

Rafael Guimarães

PRESERVALLE
Lia Demange

Logística Reversa no Estado de São Paulo

Drª Lia Demange

CETESB
Fabrício Soler

O Novo Marco Legal do Saneamento

Dr Fabrício Soler

FESLBERG ADVOCACIA/FIESP/ONU
Ana Laura Nalesso

Programa Água é Vida. A importância do Cadastramento Sanitário Domiciliar nas Comunidades Rurais

Ana Laura Nalesso

SEMIL

VIDA QUE NOS MOVE

Tendo como tema “Vida que nos move”, a programação precisou de uma alteração de última hora, devido a imprevistos com dois dos palestrantes previamente anunciados e confirmados, sendo o Srº Cláudio Spínola, da Morada da Floresta que, por motivos de força maior, precisou cancelar sua participação, no entanto, uma outra palestra, apresentada pelo Srº Rafael Guimarães da Preservalle, ocupou o referido espaço; o Srº Drº Fabrício Soler, por questões de ordem jurídica precisou comparecer, às pressas, a uma audiência em Goiás/GO, por isso, adaptou sua participação em formato online, com excelente transmissão, interação e desdobramento.

Foto de uma tela de notebook que trasmitia a palestra online com o Dr Fabricio Soler
Imagem de objeto transparente em forma de uma gota d'agua com o símbolo da Sabesp

Conclusões e Resultados do SEAS

Pode-se afirmar, com base nas informações contidas nesse relatório, juntamente com os feedbacks recebidos dos participantes, que a realização do 1º Seminário de Educação Ambiental e Saneamento Básico do Vale do Ribeira foi altamente satisfatório, alcançando os objetivos propostos e, além disso, mobilizou um considerável número de participantes que, por sua diversificação, possibilitou a construção de uma linha de debate de suma importância para o alcance da universalização do saneamento básico no Vale do Ribeira e para a conservação dos Recursos Hídrícos da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos — UGRHI 11. O seminário foi conduzido de maneira a criar um ambiente propício à participação, debates e questionamentos feitos pelos participantes, possibilitando assim o esclarecimento e aprofundamento dos assuntos e temas abordados.

Recentemente, com a chegada do Marco do Saneamento Básico, através Lei Federal nº 12.026, de 15 de julho de 2020, grandes desafios foram lançados em busca da melhoria da saúde pública e do alcance da universalização do saneamento básico, que tem maior grau de dificuldade em ambiente rural, o que é uma característica intrínseca do Vale do Ribeira, que vem se destacando no alcance de audaciosos resultados com a instalação de fossas sépticas, biodigestores e outras soluções, através de projetos financiados pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos — FEHIDRO, Fundação Nacional da Saúde — FUNASA e Programa Água é Vida do Governo do Estado de São Paulo.

Foto, em preto e branco, do público assistindo às palestras

FORTALECENDO REDES

O caráter pioneiro do evento possibilitou a reunião de um grupo de alta qualificação no assunto, tanto entre os palestrantes quanto entre os representantes dos setores da sociedade civil, do poder público, iniciativa privada, comunidade científica, acadêmica e estudantes, atraindo um número significativo de jovens, devido à inter-relação com a Diretoria de Ensino do Estado e a Unesp. Essa diversidade no perfil dos participantes do seminário também contribuiu para o aprofundamento das discussões e desdobramentos, em especial, o fortalecimento de uma rede de pessoas que atuam direta e indiretamente com a Educação Ambiental e o Saneamento básico na região, no Estado e, ainda, com participantes de outros Estados Federativos devido ao seminário ter acontecido em formato híbrido, rompendo assim, barreiras geográficas e, ainda, permitir que outras pessoas possam assistir posteriormente.

Sucesso Garantido: Palestrantes Engajados Elevam o Evento com Participação Integral

A escolha dos palestrantes e os temas por eles abordados, assim como a disponibilidade dos mesmos em aprofundar nos assuntos e esclarecer as dúvidas, contribuíram, efetivamente, para que o evento obtivesse êxito, ressaltando ainda que os palestrantes permaneceram durante todo o evento participando, inclusive, de todos os debates.

Foto dos palestrantes, em pé
Foto de três participantes do seminário interagindo em um momento descontraído

Fortalecendo Parcerias

As relações institucionais criadas a partir do 1º Seminário de Educação Ambiental e Saneamento Básico do Vale do Ribeira, auxiliaram no planejamento e ações a serem realizadas no âmbito dos temas debatidos, proporcionando ainda o fortalecimento das parcerias já existentes, ampliando assim a atuação da Sabesp, permitindo uma melhor e mais adequada gestão de conflitos em torno da execução de atividades e projetos.

O evento serviu ainda para demonstrar a importância de um colegiado institucional, para a melhoria da gestão dos recursos hídricos e a necessidade da permanência e continuidade de espaços que possibilitem a realização de debates que, de maneira geral, busquem melhorar a qualidade de vida das pessoas.