PreserValle e Sabesp entregam publicação no lançamento da Casa do Saneamento da COP30
Durante o lançamento da Casa do Saneamento, em Belém/PA, evento preparatório para a COP30, a PreserValle e a Sabesp entregaram o livro “Educação Ambiental, Climática e Territorial”. A publicação reúne resultados e práticas desenvolvidas no Vale do Ribeira, trazendo a metodologia de pertencimento que vem se destacando no cenário nacional.
O livro apresenta experiências de educação ambiental, climática e territorial que fortalecem a identidade local, valorizam professores, alunos e comunidades, e consolidam práticas contínuas de aprendizado. A obra fomenta também a importancia das relações institucionais para o alcance de resultados substanciais e ainda como pensar nos territórios através das unidades de recursos hidricos e comites de bacias é um caminho que permite uma capilaridade maior. Essa abordagem tem transformado o Vale do Ribeira em referência para iniciativas de comunicação social e educação ambiental em diversas regiões do Brasil.
A entrega do livro contou com a presença e o acolhimento de instituições de peso, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Ministério do Meio Ambiente, a FUNASA, a AESabesp, a AESBE, a ASSEMAE, o Ministério da Saúde e organizações ambientalistas de todo o país. O reconhecimento desses atores reforça a relevância do trabalho desenvolvido e seu potencial de inspirar políticas públicas.
“A obra simboliza a capacidade de transformar vivências locais em referências globais, consolidando o território como protagonista.”
Com essa entrega, a PreserValle e a Sabesp projetaram o Vale do Ribeira para a principal agenda ambiental do planeta. A obra simboliza a capacidade de transformar vivências locais em referências globais, consolidando o território como protagonista de soluções em educação, saneamento e justiça socioambiental.