Fundamentação e Contexto
Horta pedagógica como ferramenta para melhoria na qualdade do ensino
Visando aproveitar os espaços existentes em ambiente escolar para a melhoria na qualidade do ensino público municipal, considerando a importância da promoção da saúde e bem-estar para a qualidade de vida dos alunos, professores, funcionários, pais e comunidade, o Projeto Horta Pedagógica nasceu em função das características gerais da Escola Municipal Rural Professor Mario Tadeu de Souza e da proatividade da equipe coordenadora, que há tempos tinha esse intuito.
Baseado nesse conceito de integração entre grupos de indivíduos, a Organização Mundial da Saúde (1997) define que uma das melhores formas de promover a saúde é através da escola. Isso porque a escola é um espaço social onde muitas pessoas convivem, aprendem e trabalham, onde os estudantes e os professores passam a maior parte de seu tempo.
As hortas, jardins e espaços verdes são empreendimentos que cada vez mais ganham espaço em ambientes escolares, considerando seu papel enquanto instrumento pedagógico e educacional. No Brasil, a horta como instrumento didático é utilizada, principalmente, em escolas de ensino fundamental, em disciplinas de ciências, como tema de Educação Ambiental ou em discussões sobre fontes de alimentação saudável, compostagem como processo de reciclagem de resíduos orgânicos da cantina escolar e sensibilização quanto ao meio ambiente (SOUZA-FILHO, 2016).
Instrumento Pedagógico
A horta escolar integra o ensino de ciências, reciclagem de resíduos orgânicos e a sensibilização ambiental em um laboratório a céu aberto.